terça-feira, 1 de março de 2011



Olá, meu nome é Jussara Guimarães. Cheguei pedindo licença para falar um pouco de mim, compartilhando este espaço com vocês.
Nasci e me criei em Porto Alegre, entre idas e vindas à fazenda de meu avo, até a idade de 14 anos. Nessa época, nos idos de 1962, tive contato com a cerâmica, freqüentando o atelier Valter Sacapelli, recém chegado da Itália.
Acredito, porém, que o primeiro contato físico que tive com a argila foi ainda muito anterior,quando pequena, corria pela plantação de arroz, deixando meus pés pretos pelo contato lúdico com aquela “lama grudenta”, marcando minha vida de forma definitiva.
As lições mais lindas obtive sob forma de brincadeira no carinhoso contato com minha mãe. Juntas acompanhávamos o “carreiro” das formigas, aprendendo com elas, o que foi fundamental nas minhas relações humanas pela vida afora...

Entretanto, foi somente quanto ingressei na Escola de Artes da UFRGS que realmente tive a real dimensão da cerâmica, ao conhecer a grande mestra e amiga Marianita Linck, professora de gerações de ceramistas no Rio Grande do Sul. Com ela experimentei o prazer de fazer pesquisa.
Em 1975, após minha separação, fui convidada a ministrar aulas no curso de Desenho e Plástica, na então Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), hoje Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), onde permaneço até hoje como professora de Escultura e Cerâmica. Portanto, 36 longos e doces anos me afastam daquele março de 1975.
Após três anos da minha chegada a Criciúma, conheci Vilmar Kestering, pessoa especial, sensível, criativa e que também se apaixonou pela cerâmica. Com ele divido o atelier, montado em 1979 e também uma relação afetiva solidamente construída.

Trabalhamos com diversas técnicas produtivas, queimas diferenciadas e tipos de acabamentos, conseguindo esta diferenciação na busca da linguagem expressiva da cerâmica. Para isso trabalhamos com forno elétrico, forno a gás, fornos primitivos alternativos em queimas de raku, coque e combustíveis orgânicos, buscando efeitos ricos e texturas naturais

Não poderia finalizar esta “primeira apresentação” sem citar um pensamento de Cora Coralina: “Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”..

20 comentários:

  1. que linda sua escrita, super poética, uma delícia ler e saber um pouco mais sobre você, mais também adorava ouvir suas histórias pessoalmente nas aulas de escultura na universidade. Saudades.
    Celso.

    ResponderExcluir
  2. Artista plástica admirada e amada por seus alunos da faculdade, pelo simples motivo de passar a sua alegria e sabedoria a todos que a cercam.É impossível ficar perto de você Jussara sem sorrir e encartar-se com suas histórias sempre cheias de conhecimento da cerâmica, da arte e sua sensibilidade com o ser humano!
    O seu talento e dedicação e a parceria com Vilmar estão presentes em todos
    os seus trabalhos e mais do que tudo o
    studyopachamama está aqui para mostrar os resultados merecidos de um trabalho feito com paixão.
    Sou grata por ter encontrado alguém como você para me auxiliar na jornada profissional e pessoal colocando sempre uma
    luz no meu caminho!

    ResponderExcluir
  3. Que delícia ler teu texto...consegui te ver correndo criança por entre o arrozal!!! Te desejo muito sucesso!!

    Aurélia

    ResponderExcluir
  4. Tita! A mãe não conseguiu então estou postando a mensagem dela com o meu usuário:

    Rosana disse...

    Tita, quanto tempo... Fiquei muito feliz quando a Nanda me mostrou teu blog. Admiro muito o teu trabalho e gostei das novidades. Espero que muitas pessoas tenham a oportunidade de conhecer as tuas obras. Um grande abraço para a família. Beijos... Rosana.

    ResponderExcluir
  5. Agora sou eu mesma!
    Muito legal o blog! Adorei rever vocês, mesmo que por fotos. Mais e mais sucesso sempre!

    Saudades!

    ResponderExcluir
  6. É uma maravilha ver você e o Vilmar pelo blog.
    Adorei!
    E o Fiapo na foto heimmm? Um fofo.
    Muitos abraços e super sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Oi Jussara! Adorei teu blog! E amei as tuas coisas lindas que aparecem atras das fotos ! Está tudo muito lindo! bjsssssss Angelina

    ResponderExcluir
  8. Caríssimos, Jujuca&Vilmar fico feliz em receber o endereço do blog. Gostaria de ver suas obras postadas para nosso encantamento e deleite. Dupla dinâmica da arte por meio da cerâmica. Estarei esperando mais hemmmm!!!!!!!!! Arqt. Tasca

    ResponderExcluir
  9. Queridos Jussara e Vilmar, fique super feliz de saber que vocês estão conectados. O blog está ótimo e suas criações merecem este espaço e muito mais.
    Aliás já colocamos o seu blog no blogroll do Cardápio das Artes.
    Passa lá para ver:
    http://cardapiodasartes.blogspot.com/
    Bjs aos dois,
    Giovanna

    ResponderExcluir
  10. OI JU!
    Além de mestra para sempre, amada amiga!
    Parabéns pelo blog. Está muito bonito e vcs merecem tal espaço para mostrar um pouco do trabalho maravilhoso que desenvolvem. Que seja lugar de bons encontros.
    Que a paixão pela Mãe Terra, pela Vida e pela Arte continuem sendo a luz em seu caminho.
    Grande abraço
    Edite

    ResponderExcluir
  11. A professora é mestra!!! Gente do céu! ^__^ Puxa, profe, que legal tua história! Nossa, muito legal mesmo. Fiquei emocionada com as palavras do final do texto.. Puxa vida.. Se todos pensassem dessa forma. Seria lindo!

    GRande beijo, sora. E abraço pro seu Vilmar! :D Vo da sempre uma espiadinha por aqui pra ver o que há de novo!

    aluna Andréa

    ResponderExcluir
  12. Seu blog está um máximo. Parabéns linda professora, que amamos.


    Grande Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Querida Jussara, ainda que em tempo, deixei as palavras de minha gratidão em seu coração! Palavras essas que descreviam o quanto vc é uma pessoa especial e ao mesmo tempo uma grande artista...Agora fica a saudade e lembraças da sua presença entre nós! vc marcou nossas vidas com sua simplicidade, mas seu coração era rico demais que transmitia pelo seus olhos a amizade pura e sincera. Vá em paz, e obrigado por todos os seus ensinamentos e exemplo de coragem e determinação, nossa grande Professora da arte!

    ResponderExcluir
  14. Jussara Guimarães que sempre foi a luz do meu caminho, iluminando com sua sabedoria amor e dedicação meus passos durante o percurso de formação acadêmica tornando-se uma grande amiga
    sempre ensinado a fazer da vida uma arte de sonhar e ser feliz! Agradeço a Deus pelos momentos que passamos juntas e pelos seus ensinamentos. Que Deus esteja contigo e lhe de a paz.

    ResponderExcluir
  15. Deus estava precisando de uma ajuda no seu atelier, por isso nossa Jussara partiu apressadamente.

    ResponderExcluir
  16. Nossa amada Jussara, assim como eu dizia sempre, oiii professora que mais amo... Como foi bom essa convivencia, esse lado mãe, naqual sempre senti ao seu lado.... É né guriazinha, quantos puchões de orelha, conselhos e quanto carinho né, e que carinho... momentos que ficarão sempre na memória e principalmente no coração... Exemplo de pessoa que levarei sempre no decorrer de toda minha vida.. Sei que estais ao lado de Deus, com esse enorme sorrizo, contagiando o atelier do céu, pois muito contagiou e ensinou no atelier da vida...

    saudades eternas, dessa guriazinha que sempre vai ter vc na memória...

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Choro sua lamentável perda, mulher maravilhosa, multicolorida e filha de um Deus tão generoso quanto as flores do jardim que todo o mundo encantado da arte te oferece como recompensa da tua divina e breve passagem pela mãe terra. Tina Rosso

    ResponderExcluir
  19. Ju... cuidava, aconselhava e amava todos que freqüentavam aquele ateliê na Unesc, que por sinal nunca mais será o mesmo. Deus com toda certeza reservou um lugar para que ela cuidar de todos ao mesmo tempo em forma de "ANJO". Posso me dizer privilegiado por ter conhecido essa Maravilhosa pessoa, que me ajudou para toda a vida... Fique na PAZ grande Prô! =..

    ResponderExcluir